Como Calcular Os Ndices De Liquidez De Uma Empresa
Os índices de liquidez indicam a capacidade de uma empresa para honrar seus compromissos, sejam eles de curto prazo ou de longo prazo. Para chegarmos aos índices desejados, temos que extrair os dados do balanço patrimonial.
Principais índices de liquidez:
Liquidez Corrente
É o índice correspondente ao cumprimento das obrigações de curto prazo, utilizamos os dados do ativo circulante (caixa, banco, duplicatas a receber, estoque, etc.) e do passivo circulante ( duplicatas a pagar, fornecedores a pagar, empréstimos de curto prazo, etc.).
Fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Liquidez Seca
O mesmo conceito da liquidez corrente, porém se desconta o valor do estoque no cálculo, o que ocasiona uma análise mais crítica da situação do índice de liquidez, considerando que as obrigações deveriam ser cumpridas sem comprometer o estoque.
Fórmula:
Liquidez Seca = ( Ativo Circulante – Estoques ) / Passivo Circulante
Liquidez Imediata
Índice altamente rígido em relação ao cumprimento das obrigações de curto prazo, pois considera apenas os valores que a empresa tem disponível no exato momento, em contas como caixa, conta bancária, aplicações financeiras e etc..
Fórmula:
Liquidez Imediata = Recursos disponíveis imediatos / Passivo Circulante
Liquidez Geral
A liquidez geral apresenta a situação da empresa no longo prazo, obtendo uma visão bem mais ampla e que tem que ser analisada criteriosamente dentro de seus subgrupos.
Fórmula:
Liquidez Geral = ( Ativo Circulante + Realizável a longo prazo ) / ( Passivo Circulante + Passivo não Circulante )
Conclusão:
Valores encontrados:
Quanto menor o valor em relação a 1, menos liquidez no item analisado, se for igual 1 está equilibrado, e maior que 1, existe uma folga para honrar os compromissos.
Os índices de liquidez são apenas mais uma ferramenta que nos auxilia na avaliação de uma empresa. Ela deve ser utilizada em