COMO AS EMPRESAS SE AJUSTAM
Texto: Como as empresas se ajustam
O autor retrata sobre a dinâmica sobrevivência no setor empresarial. Primeiramente aborda sobre a estratégica atual de preparo as mudanças e modo mais atual de manter a empresa prosperando apesar de tanta adversidade.
Coloca que a dinâmica está diretamente ligada ao momento atual, onde o mundo se encontra achatado, por vezes plano. As mudanças mais drásticas estão elencadas desde o início de
2000. A sobrevivência empresarial está ligada ao descobrimento da tripla convergência, que é o suposto modelo de sucesso.
Com o advento da tecnologia digital e seus suportes diretamente ligados a ele, descobre-se que uma empresa mesmo de porte médio passa a concorrer com empresas constituídas e uma única pessoa, os freelancers. Que possuem poderes especiais, ou seja, conhecimento sobre determinado trabalho que consegue produzir os mesmos trabalhos, com mesma qualidade e a um custo muito inferior das grandes e medias empresas.
Para demonstrar a evolução tecnológica, ele escolheu a evolução de uma máquina fotográfica, onde inicialmente a empresa do Greg apenas “batiam” as fotos e revelavam em um laboratório (outra empresa envolvida no processo), mas também o cliente custeava outra empresa para “maquiar” as fotografias deixando-as perfeitas. Com a aquisição de uma maquina fotográfica digital, começaram as mudanças: primeiro havia uma vantagem de tirar a foto e verificar em uma tela como havia ficado – eliminando assim o trabalho de revelação externa – mais uma tarefa assumida pela empresa. Com a evolução paralela do software de tratamento das fotos, a empresa assumiu o papel de tratar as fotografias – eliminando novamente outra empresa da cadeia de trabalho. Veja que a empresa começou fazer novas atividades, não aquelas que eles gostavam, mas que precisavam fazer para poder se manter ativos, portanto mais estudo e dedicação a novas mudanças.
Cabe ressaltar que a evolução tecnológica foi acompanhada de