Como as empresas podem mudar.
Toda mudança pode ser bem vinda, desde que seja para melhorar a organização, porem deve ser bem analisadas para que todos possam ser beneficiados, para não prejudicar ninguém. Todo o processo deve ser bem planejado porque algumas pessoas hoje em dia ainda resistem a mudanças.
Com base no livro texto as empresas devem estar preparadas para mudar sempre que necessário. Para Chiaveto mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção.
A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, mas, em geral, afetam as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtudes das novas tecnologias, oportunidade de crescimento global e tendência de enxugamento de pessoal, quase todas as empresas modernas estão mudando de alguma maneira.
As organizações precisam estar atentas às novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inováveis, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.
Processar, obter ou transmitir informações está extremamente rápido e acessível, o que colaborou para diminuir as desigualdades competitivas entre as empresas no que tange à informação e a comunicação.
Anos após anos a administração, ou forma se administrar, sofre constantes mudanças, podendo ser observadas diariamente dentro das organizações ou em ambientes onde se discutem novas formas de Administrar. Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que os administradores chamam de “quebra de paradigmas”, esta “quebra” não deve ser