Como Agir Diante De Acidentes Domesticos
É importante lembrar que a primeira medida é sempre chamar ou procurar por atendimento médico. A cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) está presente em todos os estados brasileiros. Saiba mais deste serviço e da parceria do Governo Federal com Estados e Municípios.
Veja como agir nos principais tipos de acidentes. Estes cuidados são paliativos e ajudam a controlar a situação até chegar o socorro.
Desmaios - A primeira medida em qualquer situação é chamar o socorro médico. Depois, colocar a pessoa desmaiada deita com a barriga pra cima, puxar a cabeça pra trás para esticar o pescoço e liberar as vias aéreas, e folgar a roupa, soltando gravata, lenço de pescoço, calça e sapato, facilitando a circulação sangüínea. Se a pessoa estiver vomitando, deve-se colocá-la de lado para que não aspire o vômito.
Vômitos - Quando uma pessoa começa a vomitar deve-se incliná-la para frente ou para o lado, tomando cuidado para que não aspire o vômito, observar se há sangue, não beber nada sem orientação médica, nem água, aguardar alguma melhora e dirigir-se ao médico, como em qualquer outra situação de emergência.
Queimaduras - Lave o local com água em abundância e não use nenhum produto sem a indicação de profissionais especializados. Na sequência cubra a queimadura com um pano bem limpo e umedecido. Nunca fure as bolhas e evite tocar a área queimada.
Ferimentos - Limpe o ferimento com água corrente ou soro fisiológico e faça uma compressão com gaze ou pano limpo para reduzir sangramento. Na sequência aplique um curativo com mercúrio cromo ou iodo. Não tente retirar farpas, vidros ou partículas de metal do ferimento.
Fraturas - Nos casos de fraturas, definidas como fechadas, quando o osso quebrou e a pele não foi perfurada; e expostas, quando o osso está quebrado e a pele rompida; os primeiros socorros impedem o deslocamento das partes comprometidas, evitando maiores danos. "Deve-se desconfiar de fratura sempre