Como adquirir tesouro direto
Rio de Janeiro, maio de 2006
• Visão Geral do Programa • Vantagens do Tesouro Direto • Entendendo o que altera o preço • Calculadora do Tesouro Direto
O que é Tesouro Direto? O que é Tesouro Direto? Em 07 de janeiro de 2002, o Tesouro Nacional, em conjunto com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC, implementou o Programa Tesouro Direto, que possibilita a aquisição de títulos públicos por parte das pessoas físicas pela Internet.
Objetivos Objetivos Permitir às pessoas físicas a aquisição direta, via Internet, de títulos públicos federais; Incentivar a formação de poupança de longo prazo; Fornecer informações sobre a administração e a estrutura da dívida pública federal brasileira.
Como adquirir Títulos Públicos no Tesouro Direto Como adquirir Títulos Públicos no Tesouro Direto Os investidores que desejam adquirir títulos públicos no Tesouro Direto devem se cadastrar em algum dos Agentes de Custódia habilitados, conforme lista disponível no site, e aguardar o recebimento de senha para realizar as negociações diretamente na Internet, sem a necessidade de intermediação.
Investidor acessa o Portal Escolhe algum dos Agentes de Custódia credenciados Solicita cadastramento e envia documentação necessária
Agente de Custódia habilita investidor no sistema da CBLC
Investidor apto a operar no Tesouro Direto
No primeiro acesso, o próprio sistema solicitará a digitação da senha definitiva
CBLC envia senha provisória ao investidor
Organograma Organograma Organograma Organograma
TESOURO NACIONAL
CBLC (guarda dos títulos, saldo e extratos)
Agente de Custódia
Agente de Custódia (repasse de recursos, IR, cadastro)
Agente de Custódia
Cliente 1
Cliente 2
Cliente 3
Modalidades de Acesso Modalidades de Acesso Diretamente no site do Tesouro Direto; Via um Agente de Custódia; Diretamente no site do Agente de Custódia.
Horário de Funcionamento Horário de Funcionamento Os investidores podem