Como administrar seu dinheiro
Embora a Bíblia não seja um livro de finanças, ela está repleta de princípios que podem nos ajudar a administrar melhor nosso dinheiro. E é isso o que nós vamos considerar nessa breve palestra.
Por exemplo, vejam o que a Bíblia diz aqui em Lucas 14:28-30... Como podemos aplicar esse princípio? Notem aí, que Jesus destacou a importância de se ‘sentar primeiro e calcular a despesa’, ou seja, é preciso fazer um planejamento, ou um orçamento. De maneira simples, basta você pegar uma folha de papel, e dividi-la em duas colunas. De um lado você anota as receitas (tudo o que você ganha); e do outro, as despesas. Dessa forma você saberá quanto dinheiro ganha e para onde ele vai.
Um outro princípio está aqui em Provérbios 21:17. Acompanhem por favor... Notaram? Nós sabemos que não é errado nos divertir, mas amar a diversão ou dar-lhe importância primária, fará com que gastemos os nossos recursos. Além disso, teremos menos tempo para as coisas mais importantes.
Vamos analisar um outro princípio? Aí no mesmo livro de Provérbios 22:7... Infelizmente, muitos aprendem essa verdade do jeito mais difícil. Acabam contraindo dívidas desnecessárias só para comprar o que desejam, e assim, se afundam em sentido financeiro. . Isso se dá especialmente quando se usa cartão de crédito. A revista Time declarou: “Quando temos nosso cartão na mão, perdemos o bom senso e passamos a comprar tudo o que vemos.” E realmente é assim irmãos! É por isso que precisamos aplicar esses princípios para administrarmos melhor nosso dinheiro. Além do que consideramos até aqui, ainda podemos destacar uma lição deixada por Jesus. Em uma certa ocasião, ele milagrosamente alimentou uma grande multidão de pessoas. E conforme diz João 6:12, quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos seus discípulos que Juntassem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdiçasse. O que aprendemos disso irmãos?... Aprendemos que devemos evitar o desperdício. E esse princípio, não se