Comidas Típicas - Jamaica
A cozinha jamaicana é uma fusão de muitas tradições étnicas com influências indígenas, espanholas, africanas, chinesas e inglesas, dentre outras. A combinação destes ingredientes culturais com os alimentos que são cultivados na ilha caribenha resulta em uma culinária interessante para ser explorada. O prato mais importante e comum é o arroz com feijão (ou ervilhas) cozido em leite de coco. Os mercados jamaicanos são cheios de manga de diversos tipos, lima, limão, banana, abacate, fruta-pão, graviola, ackee (fruta típica do país), berinjela, pimentão, pimentas diversas, tomate, batata doce e batata inglesa, cará, vegetais diversos, abacaxi, coco, tamarindo, gengibre, peixe fresco, caranguejo, moluscos, carne de galinha, de cabra e de porco. Enfim, um lugar excelente para conhecer as especialidades locais e entender esta exótica culinária.
A comida jamaicana é normalmente muito apimentada. Um típico almoço ou jantar são lautas refeições e duram, pelo menos, uma hora. Normalmente são feitas três refeições por dia. A família se reúne para o jantar que acontece, geralmente, por volta das 6h da tarde, especialmente nas áreas rurais. Um típico café da manhã jamaicano consta de ackee (fruta natural do país que, quando cozida, apresenta uma incrível semelhança com ovos mexidos) servido com bacalhau, além de bolinhos fritos e cozidos, bammy frito (uma massa de mandioca em formato de panqueca), banana cozida e inhame ou batata doce. Um típico almoço jamaicano consta de patty (espécie de pastelzinho cozido, cuja massa é feita de carne e pão), pão de cacau, bolo de passas, queijo e torta de vegetais.
Para o jantar, a preferência é galinha ou camarão com curry, peixe escovitch, peixe cozido no vapor, rabada, arroz com ervilhas cozidas, carne de porco cozida e tripa com feijão.
O prato mais popular do país é o jerk, um termo que descreve o processo de cozimento da carne que é marinada e posta para cozinhar lentamente em uma espécie de