comercio
O seu grande desafio é como implantar algo que realmente funcione, não é verdade?
Então veja se concorda com estas dicas.
Primeiro Passo ― Comece de dentro pra fora!
Isso quer dizer que sua empresa deve aderir ao conceito de cliente interno. Quem atende os clientes externos não são os clientes internos? Pois é! Seus clientes só se sentirão felizes se forem atendidos por gente feliz!
Então o ponto de partida é o genuíno RESPEITO a quem atende os clientes ― seus próprios profissionais.
Primeira Dica ― Inicie o programa de atendimento a clientes arrumando primeiramente a casa. Respeite seus profissionais para que respeitem seus clientes.
Segundo passo ― Filosofia, sim. Mas exemplo também!
Empresas colocam molduras com dizeres ― “Aqui, o cliente é o Rei”!
Só que, na prática, esquecem de aplicar essa filosofia. Como? Quer um exemplo? Atendendo com descaso as reclamações e reivindicações dos clientes! Todo caminha bem até que chega o primeiro cliente reclamando. Aí começa o jogo de empurra e os rótulos de sempre ― Como esse cliente é chato! Se o exemplo das pessoas responsáveis por ditar as regras é negativo, lógico que o riacho vai morrer na nascente, nunca chegando a rio caudaloso.
Então, é necessário que você crie uma Filosofia que norteie o rumo das ações. Estão certas as empresas que dizem e executam:
Primeira Regra ― Nesta empresa o cliente sempre tem razão!
Segunda Regra - Na dúvida, consulte a primeira regra!
Se, realmente, praticam isso, estão no caminho certo!
Segunda Dica ― Se o programa de atendimento a clientes for para valer, envolva todos os profissionais, qualquer que seja o nível hierárquico e setor. O cliente é de todos - não apenas do vendedor! Quem paga o salário do operário da produção não é você. É o cliente da sua empresa!
Terceiro passo ― Cuide