COMERCIO
Nome: Harion Camargo Barbosa Turma: 2MCXN RA: 201300395
Legislação e Despachos Aduaneiros
NECTARINA
1 – Logística Aduaneira
Esse planejamento, que chamamos tecnicamente de logística aduaneira, envolve decisões importantes como a escolha dos tipos de transporte, o tipo de contêiner, suas características técnicas, os tipos de embalagem, o cumprimento de exigências sanitárias e as obrigações aduaneiras.
2 – Unitização
A unitização de cargas foi um avanço importante na logística de transporte de frutas. Unitizar é juntar vários volumes menores em um único volume maior com a finalidade de facilitar a movimentação, transporte e armazenagem da carga. As principais formas de unitização são: os paletes e os contêineres. Existem diferentes formas e tamanhos de paletes, mas no Brasil o mais utilizado é o palete PBR ou palete internacional de 1.000 x 1.200 mm. O contêiner é uma caixa em geral de aço, no interior da qual é colocada à carga, podendo ou não ser refrigerada. No transporte marítimo são utilizados os contêineres de 20 e 40 pés, sendo que as de 40 pés refrigerados são mais utilizados para o transporte de frutas. Existem também os contêineres aéreos de tamanho menor e forma diferente do contêiner marítimo.
3 – Foto: Embalagem
4 - Incoterm
FOB
5 - Temperatura
Don Benito é município na província de Badajoz/ Espanha, e que é grande produtor de frutas, como ameixa, pêssego e nectarina. Depois de colhida, que acontece no meio do ano, esse produto é embalado em caixas plásticas, com uma camada de plástico para proteger da temperatura, e unitizadas em contêiner refrigerados de 40°.
6 – Peso Aproximado do Container de Nectarina
Cada contêiner contém 2.158 caixas da fruta, pesa em média 18.500 Kg, e poder custar até 18 mil Euros FOB. Com um investimento alto como esse, o importador precisa pensar em cada etapa até que a mercadoria esteja disponível para o consumidor.
7 – Classificação Tarifária