comercio
A madeira por ser um material de origem orgânica responde de várias maneiras aos diversos produtos nela empregados, inclusive a aplicação de cola a qual depende do seu teor de humidade, tendendo a atingir um teor de humidade em equilíbrio dinâmico com a humidade relativa da atmosfera (KOLLMANN e COTE, 1968).
O processo de colagem é complexo, pois devem ser consideradas variáveis como temperatura, tempo de prensagem e pressão que associadas as características das pecas apresentam diferenças mesmo quando retiradas da mesma arvore. A colagem dependerá das características do adesivo, e de variáveis relacionada com o ambiente, com a estrutura morfológica da madeira, com a maneira que a madeira foi processada antes de ser colada, com a geometria da peça, etc (MARRA, 1992).
Segundo IWAKIRI (2005), dependendo da viscosidade do adesivo, madeiras que possuem poros grandes absorvem mais cola conferindo melhor adesão. No entanto a gramatura deverá ser compensada sempre que houver alteração de espessura, pois lâminas mal torneadas (corrugadas) necessitam maior gramatura. Neste contexto, a linha de cola só apresentará problemas podendo gerar falhas no produto final se durante o processo de colagem não forem levados em consideração factores como a qualidade e viscosidade do adesivo, teor de humidade das lâminas e o grau de limpeza da superfície.
1.1. Objectivos
1.1.1. Objectivo Geral
Familiarizar-se com os procedimentos utilizados na determinação de algumas propriedades da cola.
1.1.2. Objectivos específicos
Determinar a viscosidade da cola;
Determinar o teor de substâncias sólidas; e
Determinar o valor de PH.
2. Materiais e Métodos
Determinação da Viscosidade da cola
Para determinação deste parâmetro utilizou-se o copo de Ford que apresentava um orifício de 4ml, e o adesivo testado foi o polivenil acetato (PVAC) que é um adesivo termoplástico. Primeiramente preparou- se o adesivo misturando pequena quantidade do mesmo com água até formar uma pasta