comercio exterior
Anildo Moreira Fontes
Fabio Vinicius Mendes
Joaquim Cerqueira do Nascimento
Tutora Gilmaria
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0415) – Pratica Modulo II
15/12/2014
RESUMO
Palavras-chave: Produtos industrializados, exportação, importação, comercio exterior.
ABSTRACT
.
.
Keywords: Manufactured goods, exports, imports, foreign trade.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é mostrar a importância
.
2. ENTENDENDO O COMÉRCIO INTERNACIONAL
2.1. DEFINIÇÃO
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos.
O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, ooutsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
2.2. TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONAL
Vários modelos diferentes foram propostos para prever os padrões de comércio e analisar os efeitos das políticas de comércio, como as tarifas.
2.2.1 - Modelo Ricardiano
O modelo Ricardiano foca nas vantagens comparativas (ou vantagens relativas) e é talvez o mais importante conceito de teoria de comércio internacional. Neste modelo, os países se especializam em bens ou serviços que produzem relativamente melhor. Diferentemente de outros modelos, o Ricardiano prevê que países irão se especializar em poucos produtos em vez de produzir um grande número de bens. O modelo não considera diretamente as características naturais de um país, como disponibilidade relativa de mão de obra e de capital. E no modelo Ricardiano, temos apenas um fator de produção,