comercio exterior
ANGELA PATricia
ATIVIDADES 1, 2 , 3 E 4
1) Explique cada situação a seguir e cite um exemplo atual, no máximo de 2012 em diante?
Fusão : É a união de duas ou mais empresas que formam uma nova, que as sucedem em direitos e obrigações extinguindo as empresas fundidas. A fusão permite redução de custos operacionais e otimiza a produção, mas existe regras a serem seguidas para evitar um monopólio, ou seja, o domínio total de um mercado. Ex.: A fusão entre a empresa Oi e a Portugal Telecom formando a empresa CorpCo.
Incorporação: Ocorre quando uma empresa compra a outra e a empresa comprada deixa de existir. A empresa que comprou assume todas as responsabilidades e compromissos assumidos pela empresa comprada. Ex.: A incorporação da cervejaria Sckincariol pela empresa japonesa Kirin.
2) Explique o seu entendimento, apontando a(s) diferença(s) entre: LIBERALISMO MODERNO do LIBERALISMO ECONÔMICO.
Liberalismo Econômico: é um sistema politico econômico que não aceita nenhuma intervenção estatal , ou seja, defende o livre comercio sem impor preços tabelados , barreiras alfandegarias entre outros. Liberalismo Moderno : diferente do liberalismo econômico o mesmo admite em algumas situações intervenção estatal com o objetivo de manter o equilíbrio do mercado, ou seja, proteger a soberania nacional.
3) Qual a principal diferença entre as BARREIRAS consideradas NECESSÁRIAS dos ENTRAVES AO COMÉRCIO EXTERIOR.
As barreiras consideradas necessárias são aquelas que tem como objetivo proteger a economia de um país contra a criação de monopólios , Oligopólios e Dumpings regulamentando o comercio com os outros países. Enquanto os entraves são barreiras que trazem prejuízos a sociedade, ou seja, tem a intenção de prejudicar o comercio de um produto sem o objetivo de proteger o mercado.. Essas barreiras quando não são utilizadas de forma coerente , racional e planejada como por exemplo as taxas de cambio, quotas de importação entre