Comercialização de Produtos Florestais
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS
PROF. HUMBERTO ANGELO
TRABALHO PRÁTICO 1
Aluna: Natália Santiago de Menezes (14/0093443)
1) Defina e comente sobre: comercialização, canal de comercialização, cadeia produtiva, arranjo produtivo local e competitividade.
Comercialização: é o desempenho de todas as atividades necessárias ao atendimento das necessidades e desejos dos mercados, planejando a disponibilidades da produção, efetuando transferência de propriedade dos produtos, promovendo meios para a sua distribuição física e facilitando a operação de todo o processo de mercado.
Canal de comercialização: toda e qualquer forma na qual o cliente tem acesso a produtos ou serviços dos quais necessita.
Cadeia produtiva: é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
Arranjo produtivo local: caracteriza-se por um aglomerado significativo de empreendimentos em determinado território e indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilham formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança, e pode incluir pequenas, médias e grandes empresas. A abordagem de APL valoriza a cooperação, o aprendizado coletivo, o conhecimento tácito e a capacidade inovativa das empresas e instituições locais como questões centrais e como funções interdependentes para o aumento da competitividade sustentável, fortalecendo os mecanismos de governança.
Competividade: baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve,