cnidários
Representado pelas anêmonas, hidras, caravelas, corais e águas-vivas. São todos exclusivamente aquáticos, sendo a maioria marinho. A hidra é o único representante de água doce. Podem ser livre-nadantes, como as medusas (água-vivas), ou fixos a um substrato, como os corais.
Características Gerais
Os Cnidários tem um formato de um tubo cheio de tentáculos ao redor da boca. Ao longo dos tentáculos encontram-se células urticantes denominadas Cnidócitos ou Cnidoblastos, com a função de capturar alimento e defesa do animal. A denominação Cnidário vem do nome Cnidócito, que significa urtiga, que queima. Estruturas dos Cnidários
Apresentam duas formas; Pólipos e Medusas. Os Pólipos têm forma cilíndrica, com boca localizada na extremidade superior. São animais sésseis, que vivem fixos ao substrato. As Medusas são animais livres capazes de nadar. Seu corpo tem formato semelhante a de um guarda-chuva, com boca localizada na parte inferior.
Alimentação e Circulação
Possuem cavidade digestória denominada Celoma. A denominação Celenterado, vem de Celoma. O alimento entra pela boca e é digerido parcialmente no celoma, sendo em seguida absorvido pelas células onde completa a digestão ( digestão extra e intracelular). Os resíduos são eliminados pela boca.
Reprodução
Assexuada por brotamento
Sexuada com formação de gametas.
Alternância de gerações, apresenta uma fase assexuada e uma fase sexuada.
Classificação
Hidrozoários: apresentam formas de pólipos e de medusas. São as Hidras e as Caravelas. Cifozoários: apresentam formas de medusa. São as Águas-vivas. Antozoários: apresentam forma de pólipos. São as Anêmonas do mar e os Corais.