Comentário do texto "A sexualidade feminina no Brasil Colônia
Curso: Licenciatura em História
Discente: Rose Marie Galvão
Docente: Charles Nascimento
Disciplina: Bahia, da Colonização ao Império
TÍTULO: Comentários acerca do texto: “A Arte da Sedução; a sexualidade feminina da Colônia”. ARAÚJO, Emanuel Oliveira. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.
Eunápolis, 2 de outubro de 2014
Sobre as fontes do autor – Emanuel Araújo mostra a sexualidade no Brasil Colônia em diversas formas e diversos níveis. O autor usa e abusa de fontes primárias e secundárias, tornando o texto de grande valia e de consulta elementar, como por exemplo, documentos referentes à “Primeira visitação do Santo Ofício às partes do Brasil”, que ocorreu em 1590 e as “Atas da Câmara”, da Prefeitura de Salvador. A pesquisa fundamentada nesses documentos é deveras relevante, pois permeia de méritos o esforço do autor.
Também os documentos de viajantes que estiveram no Brasil colonial e registraram os comportamentos da sociedade da época são fartamente analisados e utilizados. Alguns desses viajantes são participantes dos seus próprios relatos, ressaltando a preferência das mulheres portuguesas pelos viajantes; outros mais tradicionais, no entanto, criticavam o comportamento inadequado à moral e aos bons costumes.
Emanuel Araújo se dispõe ainda do uso das “Ordenações Filipinas” para deixar explicito as leis que vigoravam na Colônia, e que reprimiam a sexualidade feminina. Por exemplo, um homem, se flagrasse a sua mulher em adultério, tinha o direito de matar a ambos, a mulheres e o adúltero. Segundo o texto, o parecer do julgamento era sempre favorável ao marido traído, mas as leis duras ao extremo, nunca intimidou as mulheres, e conforme a situação elas sempre davam um jeito de saciar os desejos de sua sexualidade.
Driblando a repressão - Talvez a melhor frase que expresse a