COMENT RIOS CR TICOS DE FILMES ALEXANDRE
3719 palavras
15 páginas
COMENTÁRIOS CRÍTICOS DE FILMESProfessor Dr. Alexandre Marques Mendes
André Leopoldo da Silva Filho, 2º ano de História/Noturno
1. Central do Brasil (1998)
O filme começa na estação de ferro Central do Brasil, no qual ela se estabelece como um núcleo central, a partir do qual irradiam as diversas histórias. No nível sociológico, abre uma janela para importantes aspectos da nossa sociedade, tais como, a ausência de ordem, a violência, a pobreza física e intelectual, a invasão agressiva dos espaços. Estabelece uma oposição entre a sociedade carente urbana carioca e a sociedade carente rural nordestina.
No nível político, deixa claro a ausência de uma hierarquia representativa, e a situação de marginalização financeira e cultural de todo um povo que analfabeto, fica entregue ás mãos de critérios autoritários de indivíduos sem nenhum escrúpulo, como Dora. Indivíduos que mantém o poder de interferirem arbitrariamente na vida das pessoas, pelo simples fato de terem acesso à cultura.
Compreende a recuperação interna da figura da mãe, perdida no passado, pois morreu quando ela era criança, da idade de Josué. A restauração da figura do pai, que tinha ficado cindida de seus aspectos bons. O pai vivido internamente durante a maior parte do filme, foi o pai bêbado, autoritário em casa e palhaço na rua, ausente, volúvel, prefere o taxi ao ônibus, um pai que nunca a olhou, pois nem a reconhece quando a encontra na rua e só a percebe como um possível objeto sexual. Aquele pai que a deixou menina apitar o trem durante toda a viagem, que dava espaço para ela criança, sendo continente para sua necessidade lúdica, só é recuperado no fim do filme, junto com a sua saudade. Quando pode pela primeira vez escrever a sua carta, e não mais a dos outros. Uma carta para Josué, que intermediou esse reencontro.
2. Tempos Modernos (1936)
O filme tempos modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a