Combustíveis análise
Este relatório pretende descrever a metodologia aplicada na aula prática sobre combustíveis e apresentar os resultados encontrados para a densidade em função da temperatura de cada combustível analisado, além de verificação da quantidade de etanol anidro nas gasolinas testadas.
Para a realização dos experimentos foram coletadas amostras de 1000 ml dos seguintes combustíveis: diesel comum, etanol, gasolina comum e gasolina aditivada provenientes do Posto IVCT – Irmãos Vianini Com. e Transporte de Petróleo (ESSO), situado a Avenida Leite de Castro, 1670, Bairro Fábricas. Também foram analisados os combustíveis: biodiesel proveniente da soja e diesel FARNESANO fabricado de cana-deaçúcar (amostras cedidas pelo professor).
Por fim, apresentará os resultados e conclusões obtidas pelas medições no intuito de analisar a qualidade dos combustíveis distribuídos no posto de combustível em questão.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Gasolina Comum
No mundo industrializado a gasolina é um fluido vital e de alta importância para a movimentação de toda economia. Esse combustível é usado em automóveis em razão do seu alto poder de produzir calor e da facilidade de se misturar com ar. Ela também é utilizada como solvente de óleos e gorduras.
A
gasolina
é
líquida,
volátil,
inflamável
e
constituída
quimicamente
de
hidrocarbonetos. Em outras palavras a gasolina é feita de moléculas que são compostas por hidrogênio e carbono, dispostos em forma de cadeias. A gasolina que conhecemos é um produto derivado do petróleo, que em seu estado natural é um líquido pastoso. Este líquido pastoso traz uma mistura de gasolina, querosene, diesel e vários outros óleos. Nas refinarias tais óleos são separados. Cada um desses produtos possui um determinado ponto de ebulição, é a partir desse ponto de ebulição que são feitas as separações dos óleos.
Gasolina Aditivada
A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um