Combistíveis e sustentabilidade
Hoje no mundo todo é debatido com muita preocupação um tema que afeta não só a população como um o planeta inteiro. Estamos falando de SUSTENTABILIDADE – um processo para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro de outras gerações. Além de visar o crescimento econômico e material sem agredir o meio ambiente.
Partindo desse ponto de vista devemos nos preocupar quando e como utilizaremos determinados tipos de combustíveis. Seria interessante que cada indivíduo se atentasse para esse aspecto. Uma forma de nos reciclarmos quanto a isso é pensarmos na economia de combustíveis.
A economia de combustível não traz somente beneficio financeiros para as empresas e transportes. Quando reduzimos a queima de diesel diminui também as emissões de dióxido de carbono, o principal causador do efeito estufa. Assim, toda ação que promova o menor consumo de combustível também resultará em menos impacto no meio ambiente.
Se formos observar a qualidade do ar é uma das grandes preocupações do mundo atual, e um dos principais componentes da qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos não só a saúde, mas prejudicar a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, qualquer ação que tenha como objetivo diminuir os impactos sobre a qualidade do ar é de grande importância para o mundo.
Enfim, o que falta é conscientizar a população com relação aos riscos que o planeta vem sofrendo com os inúmeros casos de poluentes que são emitidos pelas indústrias, automóveis e outros meios.
Uma solução para tal problema seria diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis e etanol; instalar sistemas de controle de emissão e gases poluentes nas indústrias. Outro exemplo que poderíamos citar, não menos importante, é a utilização de