Combate a incendio
PÓS GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO
Proteção e Combate a incêndios na Indústria ....
Alunos: Sebastião
Sérgio
Talita Pereira Medeiros Padilha
São Paulo, Setembro de 2012
Fundamentação teórica
Proteção e combate contra incêndios
O fogo é resultado de uma reação química de combustão, que desenvolve com alta velocidade, liberando energia na forma de luz e calor. O fogo se propaga a partir dos seguintes elementos:
- Combustível
Elemento que alimenta o fogo e que serve de campo de propagação. Com poucas exceções todos os elementos são combustíveis.
Estado físico dos combustíveis - Sólidos (madeira, papel, carvão, plástico)
- Líquidos (gasolina, éter, óleos, acetonas)
- Gasoso (GLP, acetileno)
Quando os combustíveis forem sólidos ou líquidos, primeiramente serão transformados em gases, a fim de combinarem com o Comburente (O2) e formar, desta maneira, uma substância inflamável.
- Comburente
Elemento ativador do fogo, que da vida as chamas. O fogo em um ambiente rico em comburente desprenderá mais energia e maior quantidade de calor. No estudo de Proteção contra Incêndio somente será importante a combustão na presença do Oxigênio.
- Calor
Elemento que dá início ao fogo e é a forma de energia que o faz se iniciar.
Métodos de combate a incêndio
Retirada do material
Consiste no ato de retirada do material, diminuição ou interrupção, com a devida segurança, do campo de propagação do fogo, do material ainda não atingido pelo fogo ou do próprio material incendiado.
Em incêndios em pilhas de materiais combustíveis sólidos de depósitos, freqüentemente a extinção é feita com a remoção do combustível não queimado da área para uma local mais seguro. Em tanque de armazenamento de combustíveis líquidos incendiados a extinção pode ser feita através do bombeamento para outros tanques.
Resfriamento
Consiste na remoção do calor combustível, diminuindo a taxa de evaporação até que o fogo cesse. É o meio mais empregado