Combate incendios
Introdução
As empresas são centros de produção que, pelas próprias características de suas funções prestam uma contribuição inestimável à sociedade como um todo e, em particular, aos funcionários que nelas trabalham.
Geralmente, numa empresa , existem muitos itens como: máquinas, energia, substâncias químicas diversas, líquidos inflamáveis, arquivos, cortinas, etc, que se descuidados serão fontes de acidentes, e principalmente incêndios.
Assim é importantíssimo que todos tenham conhecimento das situações que possam provocar acidentes para saber como identificar e elimina-las corretamente.
O conhecimento adquirido dentro das empresas será útil até no próprio lar.
18.1 - Conceito de Prevenção a Incêndio: Ato ou efeito de prevenir-se tomar cuidado ou cautela, buscando evitar o surgimento de um incêndio e minimizar os seus danos através de medidas e cuidados como treinamento, e instalação de equipamentos de proteção e combate a incêndio num determinado ambiente.
18.2. Conceito de Incêndio:
Fogo que surge com intensidade e fora de controle, destruindo vidas, patrimônio e o meio ambiente; causando danos, prejuízo ou calamidade pública.
18.3. Conceito de Combate a Incêndio:
Ato ou ação para controlar, e dominar o fogo fora de controle, com objetivo de salvar vidas, patrimônio e proteger o meio ambiente; evitando danos e a calamidade pública.
18.4. Conceito de Fogo:
Fogo: Também conhecido por combustão é uma reação química de oxidação, auto-sustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases; resultante e transformação de energia por processo físico e químico. Para efeito didático, adota-se o triangulo do fogo para exemplificar e explicar a combustão, atribuindo-se, a cada face um dos elementos essenciais da combustão.
Fogo ou Incêndio??
Fogo: É quando ocorre queima de algum combustível para beneficio do homem e o mesmo tem controle da situação.
Incêndio: Fogo que surge