Comandos1
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA
INF01040 – INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO – Prof. Luciano V. Flores
Resumo de programação básica no Matlab
Para escrever um programa:
Inicie o Matlab (pelo ícone na área de trabalho).
No menu, selecione File > New... > M-file, ou clique no botão de novo arquivo (ícone da folha em branco). Será aberto o Editor do Matlab. Neste editor, edite o seu código fonte (veja os comandos básicos do Matlab abaixo).
Para executar: Salve o seu programa, de preferência na própria pasta "work" que o Matlab sugere (atenção: não use espaços nem acentos no nome do seu arquivo, nem use o mesmo nome de uma variável do programa). Volte para a janela de comandos do Matlab (a janela principal) e digite o nome do seu programa (sem o ".m"). O seu programa iniciará a execução no ambiente do Matlab.
Sempre que você voltar à janela do Editor e modificar seu programa, não esqueça de salvar novamente! O Matlab estará sempre executando a última versão do programa que você salvou.
Comandos básicos de programação:
Atenção: Os sinais < e > servem para indicar algo que deve ser substituído no comando. Ao usar o comando, substitua essas indicações (inclusive os sinais < e >!) pelos elementos descritos entre < e >. Observe os exemplos de uso!
EM PSEUDOCÓDIGO
NO MATLAB
O QUE FAZ % <comentário>
Exemplo:
% Programa para calcular
% médias aritméticas. Para
% finalizar a entrada dos
% têrmos, digite "0".
% no início de uma linha faz com que essa linha seja ignorada na execução do programa. Serve para incluir comentários, anotações, no corpo do programa sem interferir na sua execução.
No Scilab usar // em vez de %.
<variável> = <valor>
<variável> = <valor>;
Exemplos:
soma = 0; soma = soma + valor_lido; media = soma / 4;
Atribuição de valor a uma variável. Atenção: a variável que recebe o valor escreve-se sempre do lado esquerdo! O <valor> é qualquer coisa que resulte em algum valor: pode ser uma constante (um número, direto), um cálculo