Colunas de Catedrais Germanicas Espanholas Humberto
Campus Bauru
COLUNAS DE CATEDRAIS GÓTICAS GERMANICAS E ESPANHOLAS
Humberto Soares Cavalcante
R.A 131031503
Bauru
São Paulo
2013
Colunas de catedrais góticas germânicas e espanholas
O estilo gótico é ao mesmo tempo forte e delicado, o objetivo era transformar o que há de rustico nos pilares em ornamentos. O modo de atenuar foi esculpir a coluna dando a impressão que ela é um feixe de coluninhas que se amarram umas as outras para suportar.
E assim as colunas deixam a aparência pesada que tinha, sustentava com firmeza toda a estrutura mas agora com os feixes de coluninhas que traziam leveza a arquitetura. Antes as colunas retratavam um ar de batalha, de guerra, já agora com a técnica dos feixes ela passou a representar uma calmaria em meio a batalha.
As ogivas são o encontro dos feixes com a coluna em si, nessa área começou a se desenvolver detalhes específicos. Nos encontros de ogivas desenvolveram se florões, adornos, simbolizando também a paz.
Ao mesmo tempo em que passa calmaria elas passam um ar sério a catedral, uma das funções das colunas é marcar o caminho reto até o altar simbolizando um caminho estreito, um caminho sério, sobretudo um caminho elevado.
Os artistas colocavam figuras que passassem certa imagem de graciosidade, vivacidade e beleza, uma imagem muito usada eram os esquilos e os anjinhos, de pedra representando movimento nas colunas como em um tronco de arvore. O sorriso do anjo tinha como objetivo dar um ar humano as catedrais góticas.
Referência http://catedraismedievais.blogspot.com.br/2012/01/catedrais-goticas-misterio-mais.html Visitado: 10 de agosto de 2013, 15 horas e 30 minutos - 13 de setembro de 2013, 22 horas e 45 minutos - 18 de setembro de 2013, 10 horas e 13 minutos