Origens da fisica e quimica
O que é?
A Física é a ciência das propriedades da matéria e das forças naturais.
A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício.
O começo
É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos científicos sobre os fenômenos da natureza. Surgem os filósofos naturais interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina. O grego Arquimedes descobre que os corpos flutuam, pois deslocam um pouco de líquido para os lados
A primeira teoria atômica começa na Grécia, no século V a.C. Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, de Abdera , formulam as primeiras hipóteses sobre os componentes essenciais da matéria. Segundo eles, o Universo é formado de átomos e vácuo. Os átomos são infinitos e não podem ser cortados ou divididos. São sólidos, mas de tamanho tão reduzido que não podem ser vistos. Estão sempre se movimentando no vácuo.
É com Aristóteles que a Física e as demais ciências ganham o maior impulso na Antiguidade. Suas principais contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, queda de corpos pesados (chamados "graves", daí a origem da palavra "gravidade") e o geocentrismo. A lógica aristotélica irá dominar os estudos da Física até o final da Idade Média.
No século XVI, nasceu o personagem símbolo dessa ciência: Galileu Galilei que introduziu um procedimento fundamental para o cientista: a necessidade de testar, com experiências concretas, as formulações teóricas. Além disso, o genial italiano mostrou, com sua prática, que o cientista precisa criar situações favoráveis de observação, eliminando fatores que interfiram ou prejudiquem a análise do fenômeno a ser estudado.
O pesquisador inglês Isaac Newton chega à conclusão que a luz é formada pela junção de várias cores. Newton criou, ainda, um sistema matemático para resolver problemas de Física que antes não tinham solução e publica os Princípios Matemáticos da