coluna vertebral
Escoliose A coluna vertebral normalmente é retilínea. No entanto, em muitos casos não é isso que acontece. Algumas pessoas possuem uma pequena curvatura, de no máximo 10 graus, o que ainda é considerado comum. Já quando existe uma curvatura maior do que isso, existe um quadro chamado escoliose, um dos problemas de coluna mais comuns em jovens e adultos, que pode se desenvolver em qualquer idade. Na maior parte dos casos, não existe uma causa específica para o seu surgimento. Entretanto, é preciso que haja um acompanhamento médico constante para observar o problema e ver se ele está se agravando. Em alguns casos podem ser necessárias sessões de fisioterapia, uso de coletes (órteses) ou até mesmo cirurgia. No TeleListas.net você encontra o contato de fisioterapeutas em todo o Brasil para iniciar seu tratamento.
Hipercifose (ou cifose)
São curvaturas excessivas nas regiões torácica e sacrococcígea. É uma patologia considerada típica da adolescência ou de pessoas introspectivas. Isso ocorre porque a postura incorreta causa uma curvatura acentuada na coluna, deixando o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado, popularmente conhecido como “postura corcunda”. A coluna fica arqueada e as consequências são sintomas como dor, fadiga, sensibilidade e rigidez. Normalmente, a fisioterapia é a solução mais adequada, podendo ser conciliada com o uso de colete, palmilha ou colchão adequado.
Hiperlordose (ou lordose)
Este problema é popularmente conhecido como o mal do “bumbum empinado”. Causa desconforto e dor na região lombar. O tratamento é feito principalmente com RPG e pilates (ambos tratamentos encontrados em clínicas de fisioterapia), além de mobilizações das vértebras.
Hérnia de disco
Os discos da coluna vertebral são formados por duas camadas: uma externa (mais rígida, chamada de anel fibroso) e outra interna (mais mole, conhecida por núcleo pulposo). Quando essa camada externa rígida se