Coluna vertebral
São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.
Essencialmente as VÉRTEBRAS são formadas por sólido cilindro ósseo chamado de CORPO VERTEBRAL e de um CANAL de forma redonda - ovalada, formado pelas LÂMINAS que se juntam e formam o processo espinhoso.
Entre um corpo vertebral e outro está o DISCO INTERVERTEBRAL. As VÉRTEBRAS sobrepostas formam um canal chamado CANAL MEDULAR que contém no seu interior a MEDULA NERVOSA ou MEDULA ESPINHAL.
Cada corpo vertebral possui uma reentrância nos seus lados direito e esquerdo. Com a sobreposição dos corpos estas reentrâncias formam um orifício ovalado chamado de FORAMEN DE CONJUGAÇÃO, que está próximo do DISCO INTERVERTEBRAL e do CANAL MEDULAR. Como veremos mais adiante, as raízes nervosas que saem da medula passam pelo FORAMEN DE CONJUGAÇÃO.
CADA ANEL ÓSSEO possui dos lados direito e esquerdo estruturas constituídas de osso e cartilagem chamadas de FACETAS ARTICULARES. As facetas de cada vértebra se encaixam com as facetas das vértebras superiores e inferiores. Esta conexão juntamente com os discos permitem que a coluna tenha flexibilidade. Um mau encaixe das facetas induz a um desgaste das suas cartilagens produzindo alterações DEGENERATIVAS locais chamadas de ARTROSE ou BICOS DE PAPAGAIO.
A palavra degenerativa é igual a desgaste. É como se fosse a peça de uma máquina que se desgasta com o uso e precisa ser trocada. O nosso corpo também é uma máquina cujas peças também se gastam com