Coloquio
Ao observamos um texto – quer ele seja escrito, imagem ou o conjunto deles – ativamos esse conhecimento de mundo, o qual se faz necessário para uma correta interpretação da leitura. Através dessa interpretação podemos relaciona-la com outras áreas do conhecimento. Quando, através dessa leitura, percebemos e relacionamos esse texto a outro previamente lido, ocorre aí a intertextualidade, auxiliando na compreensão do texto. Essa intertextualidade é a capacidade de comunicar/relacionar um texto com seu conhecimento de mundo.
O objetivo deste trabalho é a análise de um texto/propaganda/música no qual há a presença da intertextualidade, relacionando-a com seu texto original. Analisaremos ambos os textos, mostrando suas semelhanças ou diferenças, comparando-os e analisando-os.
Para tanto, utilizaremos como texto principal a propaganda do PROUNI de 2005, feita pela agência Lew Lara Propagada e Comunicação. Esta foi apresentada no canal aberto de televisão nos horários nobres.Nesta, exibe-se um rapaz negro caminhando e cantando uma música, precedido por jovens também negras no coro. Durante o vídeo, vários outros jovens o segue pelas cenas. Esta música, em estilo black music, diz o seguinte:
“Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
Após, ouve-se uma voz falando o texto de propaganda do referido programa, sendo o texto:
“O ProUni, Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal, já colocou mais de 100 mil jovens na faculdade. O ProUni oferece bolsas gratuitas ou com 50% de desconto em faculdades particulares de todo o Brasil. Faça parte dessa revolução na educação brasileira. Ministério