Colombia
País caribenho, andino e amazônico, a Colômbia associa a riqueza de seus recursos naturais a uma estrutura econômica ainda não desenvolvida. A miscigenação de seus habitantes não diminuiu a intensa influência da cultura e tradição espanholas, que se evidenciam na pureza da língua e na manutenção do catolicismo.
A Colômbia situa-se no ângulo noroeste da América do Sul. Limita-se a leste com a Venezuela e o Brasil, ao sul com o Peru e o Equador, a oeste com o oceano Pacífico e ao norte com o mar das Antilhas ou do Caribe. As duas grandes massas de água estão separadas pelo istmo centro-americano, por cujo extremo oriental se estende a fronteira entre a Colômbia e o Panamá. O território colombiano inclui ainda as ilhas de San Andrés e Providencia, no mar das Antilhas, em frente da Nicarágua, e a de Malpelo, no oceano Pacífico, bem como ilhotas próximas de seu litoral.
Com uma superfície total de 1.138.914km2, a Colômbia tem uma costa de aproximadamente 2.900km, dos quais 1.600 banhados pelo mar das Antilhas e o restante pelo oceano Pacífico. O litoral é recortado por baías, golfos e penínsulas que lhe dão um aspecto muito irregular.
Geografia física
Relevo. Poucos países apresentam tamanha variedade geográfica quanto a Colômbia. Sua topografia acidentada, dominada pela presença dos Andes, além da localização próxima à linha do equador, cria uma extraordinária diversidade de climas, vegetação, solos e paisagens agrícolas.
Ao penetrarem na Colômbia pela fronteira com o Equador, os Andes dividem-se em três ramos: as cordilheiras Ocidental, Central e Oriental. A cordilheira Ocidental estende-se do Equador até a planície do mar das Antilhas, seguindo aproximadamente a linha do Pacífico. Ao sul é franqueada por íngremes camadas paleozóicas e mesozóicas.
A cordilheira Central, a mais alta das três, é separada da Ocidental pelo vale do rio Cauca e da Oriental pelo vale do rio Magdalena. Termina em colinas baixas perto da confluência dos dois rios. Consiste