coliseu de Roma
O coliseu trata-se de uma obra arquitetônica de estilo Romano, localizado no centro de Roma foi mandado construir por Flávio Vespasiano, por volta do ano 70 a.C.,e foi concluído com 3 andares em 82 a.C. por Domiciano. No século III foi acrescentado mais 1 andar. Várias centenas de gladiadores e milhares de animais foram mortos nos cem dias de festivais de banhos de sangue que marcaram a inauguração.
1 ROMA ANTIGA
A Civilização Romana foi de extrema importância, principalmente para o mundo ocidental, onde mais influenciou. A herança deixada pelos romanos ultrapassa os campos da literatura, arquitetura e direito, e mostra como uma pequena aldeia foi capaz de se tornar um grande Império admirado e respeitado até os dias de hoje.
Roma demonstrou ser uma potência imperialista, expandiu seu território e conquistou regiões importantes para o seu desenvolvimento, o que possibilitou grande crescimento econômico e o início de sua ascensão.
A presença de líderes notáveis também contribuiu para o fortalecimento do Império e o seu crescimento econômico.
Após a crise que afetou a República devido o grande número de escravos e o desequilíbrio social, Roma conheceu um de seus maiores governantes: Júlio César. Júlio César instaurou uma série de reformas à República e foi de suma importância na fase de transição para o Império.
Seu sucessor Augusto também não ficou atrás. Seu tempo de governo ficou conhecido como um dos mais prósperos do Império Romano, que nessa época já era incrivelmente forte e poderoso.
A religião romana foi muita influenciada pelos gregos. Seus deuses eram passíveis de erros, ainda que imortais e representavam a natureza e suas formas. Muito diferente do que ocorre hoje, na época os cristãos eram duramente perseguidos por não adorarem os deuses romanos e por serem monoteístas.
Somente no governo de Constantino que foram permitidos os cultos cristãos sendo que mais tarde o