colhedora automotriz de Citrus
Professor: Eduardo Lima do Carmo
Alunos: Ronaldo Freitas
Reinaldo Freitas
Fernando Ferreira
Pablo de Castro
1
Jacto K5000 colhedora automotriz de laranja
2
3
Jacto K5000
No projeto, a Jacto utilizou o conhecimento adquirido com o desenvolvimento das colhedoras para café, mas teve de criar soluções próprias para a citricultura. O primeiro desafio foi a retirada dos frutos.
4 Ronaldo
O sistema utilizado para a derriça do café não é apropriado para a colheita de laranjas, frutos muito maiores e sujeitos a danos.
Derriçador de cafe
Derriçador de Laranja
5 Ronaldo
Exemplo:
Derriçador de café Foi desenvolvido um novo sistema que movimenta a copa da planta em sentido vertical e permite a retirada dos frutos com facilidade.
A Colhedora de Laranja Jacto K5000 tem as especificações técnicas ideais para trabalhar nos pomares brasileiros, que se caracterizam por espaçamentos reduzidos.
6Ronaldo
Mas a citricultura brasileira também tem pomares com alta produtividade em espaçamentos maiores, em torno de oito metros entre as linhas e cinco metros entre plantas.
7 Fernando
Possui Grande conteúdo eletrônico
Um sistema copiador, composto por dois sensores de plantas 'enxerga' a forma da árvore e dois computadores CLP (Controlador Lógico Programável) fazem a leitura do perfil da planta, processam as informações e calculam a trajetória do derriçador, de forma a obter o máximo de eficiência, colhendo os frutos localizados na área entre as plantas sem causar danos. Todas as funções do processo de colheita são comandadas pelo operador através de um display de
LCD na cabine.
8 Fernando
A Colhedora é automotriz, com consumo médio de 10 litros de óleo diesel e velocidade de colheita em torno de
900 metros por hora.
O rendimento operacional é influenciado por fatores como:
o estande de plantio
área de manobra
carga do pomar
grau de maturação dos frutos
logística de colheita
9 Fernando
Altura da saia
• Segundo Walmi Martin,