Coleta Seletiva
Formas corretas de destinação devem ser relacionadas para com eles, cidades devem se adaptar, famílias tiram o sustento sobre eles e o ambiente é quem mais agradece.
Coleta Seletiva. Coleta seletiva é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora.
Como implantar uma Coleta Seletiva. Deve-se fazer um levantamento de dados sobre a situação da gestão de resíduos do local desejado a implantar. Também definir estratégias e adoção de providências necessárias para a implantação da coleta.
Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.
Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.
Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.
Sistemas de Coleta Seletiva.
Existem muitas formas para uma coleta seletiva, como por exemplo o sistema de porta a porta onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo os materiais separados, como na coleta de lixo comum, mas em dias específicos.
O segundo exemplo é através da entrega voluntária em postos de coleta distribuídos pela cidade nas escolas, praças, supermercados, etc., onde a população entrega os materiais separados nos respectivos coletores.
Hoje existem, também, empresas especializadas que retiram os materiais selecionados e encaminham para as usinas de reciclagens