Coleta Seletiva
“Implantação de um formato de coleta seletiva na comunidade escolar”.
APRESENTAÇÃO
O trabalho exposto tem por objetivo apresentar a implantação de um sistema de Coleta Seletiva dentro de uma unidade escolar, adotando um formato de sustentabilidade, onde os próprios alunos se tornarão agentes multiplicadores de uma postura socioambiental, baseada na sustentabilidade.
Diferentemente dos modelos implantados que estamos habituados a ver, onde visualizamos coletores de lixo reciclável instalados nas dependências das unidades de ensino e não é dada a importância devida a inciativa. Muitas vezes os coletores ficam vazios, e os que recebem algum material, não é separado devidamente nem aproveitado o material coletado, sendo despejado no lixo comum, juntamente com outros matérias.
Os alunos serão motivados a se envolverem em um processo de conscientização dentro do próprio ambiente escolar, de participação dos alunos na implantação do sistema de coleta seletiva, onde o material coletado será devidamente separado e armazenado, posteriormente vendido a uma empresa apropriada que efetue a aquisição e coleta desse material, dando a devida destinação do material, e todo o recurso arrecadado poderá ser convertido e investido em melhorias na estrutura da própria estrutura escolar, em tecnologia, equipamentos ou até mesmo utilizado em ações que venham atender as necessidades dos próprios alunos dentro de uma ótica de coletividade.
O sistema de coleta seletiva na escola passará por um processo de responsabilização dos seus agentes, de modo que seu mecanismo de funcionamento seja repassado e replicado para os alunos que fazem parte da unidade de ensino. O objetivo é tornar a prática para os novos alunos, envolvendo-os no formato sustentável, e que este formato seja replicado dentro das casas desses alunos, e por consequência, na rua, no bairro, na cidade, transmitido e adotado pela sociedade.
COLETA SELETIVA E SUSTENTABILIDADE
“Implantação