ATPS LOYOLA
Este trabalho foi desenvolvido para melhor compreensão da matéria de Estrutura e
Análise das Demonstrações Financeiras. O mesmo relacionou a estrutura padrão das demonstrações financeiras e o significado dos itens patrimoniais e de resultado, além da análise de visão econômica da empresa em questão.
Etapa 1
Passo 2
O texto Estrutura das Demonstrações apresenta a estruturação contábil de acordo com o exigido na legislação brasileira.
O Balanço Patrimonial é um documento muito importante para todas as empresas, ele é bem estruturado e seus principais tópicos são o Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido, que é o capital social ou inicial investidos pelos sócios, mais o lucro ou prejuízo da empresa.
O ativo subdivide-se em três fases:
Circulante, que são contas que a empresa tem a receber de curto prazo ou seja menos de um ano;
Realizável a longo prazo, são contas que tem a duração de mais de um ano, como por exemplo, investimentos em ações ou títulos a receber;
Contas Permanente ou Imobilizado, são terrenos, móveis , edifícios, e veículos, todos investimentos de longa duração.
O Ativo representa o uso dos recursos das aplicações ou as origens das contas da empresa.
O Passivo também é dividido em três partes circulantes, que a empresa tem a pagar de curto Prazo, como por exemplo: luz, água, fornecedores.
No Ativo também temos o exigível em longo prazo que são dívidas que a empresa tem de pagar de longa duração, como financiamentos ou empréstimos com duração de mais de um ano. Já o Patrimônio líquido mostra os recursos da empresa que os sócios investiram o lucro acumulado e a reserva de lucro, outro documento importante para analisar a situação da empresa é o DRE que mostra todas as receitas, despesas e o lucro.
As Análises Horizontal e Vertical são utilizadas para realizar comparações de valores em períodos de tempo de um ano e outro ou meses.
Análise Vertical: tem a função de demonstrar a relevância de cada conta individual proporcionalmente ao