Coleta seletiva de lixo em teresópolis
Uma iniciativa do Governo Jorge Mario, o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária tem como finalidade proteger o meio ambiente, realizar inclusão social, através da geração de empregos para os catadores, e possibilitar a maior longevidade do aterro sanitário, além de reaproveitar os materiais recicláveis.
A coleta seletiva é feita por caminhão específico da Prefeitura, sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, que também custeia o aluguel do galpão onde os catadores trabalham. São recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais.
A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido é entregue à Associação Serrana de Catadores, formada por cerca de 40 catadores. Os moradores devem separar o lixo seco do molhado. O lixo seco, formado por plástico, vidro, papel e metal, será recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que também vai recolher óleo vegetal. O lixo molhado, ou orgânico, é recolhido pelos caminhões da Secretaria de Serviços Públicos.
Fonte: http://www.teresopolison.com/coleta_seletiva_solidaria.htm | | Teresopolitanos produzem 100 toneladas de lixo por dia
- A intenção é que 30% desse volume seja reciclado pelo programa de coleta seletivaJoanna MedeirosO Brasil produziu 60,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2010, quantia 6,8% superior ao registrado em 2009 e seis vezes superior ao índice de crescimento populacional urbano apurado no mesmo período. Os dados divulgados são do Panorama dos Resíduos Sólidos, estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O levantamento aponta que a média de lixo gerado por pessoa no país foi de 378 quilos, montante 5,3% superior ao de 2009 (359 kg). Em Teresópolis são produzidos 100 toneladas de lixo domiciliar. A intenção da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil é de que desse volume 30% sejam