Coleta de Dados e Informações ambientais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.1 PROCEDIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
5 ANEXOS 8
1 INTRODUÇÃO
Como parte das ações de pesquisas e observações da Organização Sigla Sinalização e Empreendimentos Ltda, em seu Bloco de Planejamento, este procedimento descreve a sistemática operacional para a elaboração e realização da Coleta de Dados e Informações Ambientais na Fábrica, assegurando o levantamento dos aspectos e impactos ambientais e o atendimento aos requisitos legais de Meio Ambiente.
Sendo estabelecidos critérios para elaboração de formulários que serão utilizados na execução de métodos básicos da obtenção de dados quantitativos e qualitativos primários em pesquisas e observações na Organização.
Ambos os métodos exigem alguma forma de padronização do processo de Coleta, para que os dados obtidos sejam inteiramente consistentes e possam ser analisados de maneira uniforme e coerente.
2 DESENVOLVIMENTO
Assim como um método bastante adequado para atingir este objetivo é a elaboração de uma Lista de Verificação Ambiental. A grande vantagem desta ferramenta é permitir o emprego imediato na avaliação qualitativa e quantitativa de impactos mais elevantes.
Para tanto, o modelo a ser utilizado deve se ater a nove áreas fundamentais relacionadas aos fluxos de entrada e saída da organização: energia, água, matéria prima, resíduos gerados (líquidos, sólidos e gasosos e industriais), recursos humanos, legislação aplicável, saúde e segurança no trabalho, gestão e comunidade a que pertence.
Esta ferramenta instrumenta a Empresa ter a possibilidade de visualizar de forma ampla as condições gerais da empresa em relação aos aspectos ambientais a serem considerados e as suas não conformidades com os objetivos da Empresa.
Tal conhecimento permitirá o levantamento dos