Colesterol total
Os lipídios são substâncias orgânicas insolúveis em água, porém solúveis em solventes apolares. Estão presentes em todos os tecidos e atuam como hormônios ou precursores hormonais, combustível metabólico, componentes das biomembranas, isolante que permite condução nervosa e previne à perda de calor. Os principais lipídios no plasma humano são o colesterol, ésteres colesterol, triglicerídeos, fosfolipídios e os ácidos graxos não esterificados.
O colesterol total é o esterol mais abundante nos tecidos humanos, é transportado por três lipoproteínas que são HDL, LDL, VLDL. Compõe membranas celulares, sintetiza hormônios esteroides e ácidos biliares. O colesterol é derivado do ciclopentano péridro fenantreno com ligação dupla entre C-5 e C-6, hidroxila no carbono 3 (colesterol livre) e cadeia alifática de 8 carbonos no C-17.
A ingestão de colesterol é, aproximadamente 400 a 700 mg/ d, enquanto a absorção situa se ao redor de 300 mg/d(somente 25 % do colesterol plasmático é proveniente da dieta). Parte do colesterol hepático (sintetizado fundamentalmente pelo fígado a partir do acetil CoA) é transformado em ácidos biliares excretados pela bile, mas os sais de ácidos biliares formam complexos com o colesterol promovendo maior excreção desse composto. O colesterol plasmático ocorre tanto na forma livre como na forma esterificada. Na forma esterificada, diferentes ácidos graxos estão unidos ao C-3.
O colesterol plasmático é afetado por fatores que pode influencia em suas medidas, alguns deles são a dieta, a quantidade de gordura ingerida na dieta pode influenciar nos níveis de colesterol plasmático, exercícios físicos, quando executados de forma regular tendem a reduzir o nível de colesterol total plasmático, idade, com o avanço da idade os níveis de colesterol ficam mais elevados, sexo, em mulheres antes da menopausa o colesterol plasmático geralmente é diminuindo mas após a menopausa esses níveis começam a aumentar, etnia , existem diferenças marcantes