Colagem
Composição feita a partir do uso de materiais de diversas texturas, ou não, sobrepostas ou coladas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Uma técnica criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar em um mesmo painel imagens variadas de origens diferentes resultando em um trabalho moderno e surpreendente.
A colagem utiliza-se da sustentabilidade pois é realizada basicamente através do reaproveitamento de materiais papel reciclado, jornais, revistas, embalagens etc...
O seu objetivo é criar ou recriar novas expressões visuais.
História da colagem
A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, desde a própria invenção do papel na China ( 200 a. c. ), mas a sua incorporação na arte só foi aceita a partir do séc. XX, com o cubismo (Movimento artístico ). A proposta da colagem no cubismo era romper com os padrões aceitos da arte renascentista e libertar o artista da tela para que ele pudesse utilizar outros materiais para expressar sua arte.
Pablo Picasso e Georges Braques são os maiores representantes dessa arte, que foram influenciados pelos escritos, teorias e pinturas de Paul Cézanne. Para inovar e ganhar mais liberdade em suas produções artísticas, eles passaram a incorporar areia , jornais, penas, tecido e outros materiais em seus trabalhos.
Movimentos como o Dadaismo ( que se afirmava um movimento contra a todos os movimentos) elegeram a colagem como principal meio de expressão, introduzindo nas suas criações a ironia, a provocação, o realismo e o nulismo.
Fruteira e copo (1912) de Georges Braques, é considerada uma das primeiras colagens a arte moderna.
Não podemos falar em colagem sem citar Henri Matisse, uma das maiores expressões artísticas do mundo, inclusive na arte da