COL GIO AMAZONENSE OM PEDRO II
HENRIQUE GOMES MARTINS
HISTOLOGIA
MANAUS
2013
HENRIQUE GOIMES MARTINS
HISTOLOGIA
MANAUS
2013
INTRODUÇÃO.
ESTE TRABALHO VEM APRESENTAR DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA O ESTUDO DOS TECIDOS OU HISTOLOGIA. É DEFINIDA COMO SENDO A CIÊNCIA, PARTE DA BIOLOGIA, QUE ESTUDA OS TECIDOS DO CORPO, BEM COMO ESTES SE ORGANIZAM PARA CONSTITUIR OS ÓRGÃOS DE UM ORGANISMO VIVO. OS TECIDOS SÃO DIVIDIDOS DE VÁRIAS FORMAS, APRESENTANDO VÁRIOS TIPOS E ESTRUTURAS. QUE SÃO CLASSIFICADOS DEVIDO SUA FORMAÇÃO.
HISTOLOGIA
Conceito de Tecido
O termo Tecido designa um conjunto de células que têm fundamentalmente a mesma estrutura e a mesma função. Os tecidos justapõem-se, interpenetram-se e combinam para formar órgãos. Nas plantas, além dos meristemas, os principais tecidos vegetais são a epiderme, periderme, parênquima, colênquima, esclerênquima e tecidos vasculares. Nos animais podem distinguir-se quatro tipos principais de tecidos: conjuntivos, epiteliais, musculares e nervosos.
1. Tecido epitelial
O tecido epitelial ou epitélio é o tecido que cobre a superfície do corpo, reveste cavidades ou canais e toma parte da formação de glândulas. É constituído por células mais ou menos poliédricas que se encontram adjacentes, isto é, as membranas em contato íntimas, sem que haja aparentemente qualquer tipo de substância intersticial ou fundamental entre elas. O tecido epitelial pode ser subdividido em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.
Epitélios de Revestimento.
Reveste a superfície externa do animal, formando a epiderme, e revestem as cavidades internas do tubo digestivo, sistema respiratório e vasos sanguíneos. Estes tecidos protegem as estruturas internas do corpo, permitindo as trocas gasosas ou de nutrientes.
Dependendo do número de camadas celulares e da forma das células superficiais, os epitélios de revestimento podem ser:
Simples – composto por apenas uma camada de