Coimbra
Introdução
Neste meu trabalho vou falar sobre Coimbra.
Monumentos
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa por D. Dinis em 1290, foi definitivamente transferida para Coimbra em 1537, vindo a ocupar os edifícios do Paço Real Medieval. Durante os reinados de D. João V e D. José I, a instituição sofreu grandes reformas, não só a nível do ensino, mas também no que respeita à construção de novos edifícios de estilo barroco e neo-clássico.
Biblioteca Joanina
A construção iniciou-se em 1717, sob a égide de D. João V e é a mais famosa biblioteca em Portugal, devido ao seu estilo único. No piso superior, a biblioteca é composta por três salas, comunicantes por arcos decorados em madeira policromada, idênticos à estrutura do portal. As paredes estão cobertas por estantes lacadas de vermelho e verde escuro, com decorações em chinoiserie dourada. Ao gosto barroco, os tectos estão ornamentadas com decorações de ilusão óptica. Os mais de 300 mil volumes que encerra esta "Casa da Livraria", distribuem-se desde o século XII ao século XIVIII, e versam sobretudo sobre áreas como o direito (civil e canónico), a teologia e a filosofia.
Capela de S. Miguel
As obras da construção da Capela de S. Miguel iniciaram-se em 1517, sob a direcção do arquitecto Marcos Pires. A fachada mostra uma porta em estilo manuelino, com acesso lateral atravé de uma porta neoclássica. No interior, é possível admirar um imponente órgão barroco de 1733, decorado em talha e chinoiseries ao estilo D. João V. As paredes da nave são revestidas de azulejos de tipo tapete, do século XVII, e do século XVIII os da capela-mor. O retábulo principal (1605) é um trabalho maneirista.
Prisão Medieval e Académica
Tendo a Universidade um foro próprio, era natural que a instituição dispusesse de um local de cárcere para os escolares condenados no âmbito desse direito privado. Assim, o cárcere situava-se (desde 1782 até à