Coimbra
História da Cidade de Coimbra
Onde se situa Coimbra
A inquisição: o que foi e como funcionava
A inquisição em Coimbra
Proposta de Trabalho
Conclusão
Bibliografia
Coimbra, a história da Cidade
Situada na margem direita do Rio Mondego, a 196 quilómetros a Norte de Lisboa e a 115 a Sul do Porto.
A cidade de Coimbra foi no seu princípio ocupada pelos Romanos, mais tarde, com o aumento da sua importância passou a ser sede de Diocese, substituindo a cidade romana Conímbriga, de onde derivou o seu nome atual. Em 711 os mouros chegaram à Península Ibérica, e Coimbra não foi esquecida, tornando-se então um importante entreposto comercial entre o norte cristão e o sul árabe, com uma forte comunidade moçárabe. Em 871 torna-se Condado de Coimbra mas apenas em 1064 a cidade é reconquistada por Fernando Magno de Leão.
Mais tarde Coimbra torna-se a cidade mais importante abaixo do rio Douro, capital de um condado governado pelo moçárabe Sesnando. Quando nasce o Condado Portucalense, o conde D. Henrique e a rainha D. Teresa fazem dela a sua residência, e viria a ser dentro das suas muralhas que alguns autores pensam que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que fez dela a capital do condado, qualidade que Coimbra manterá até 1255, quando Lisboa passa a ser a capital. Já no século XII, Coimbra apresentava uma estrutura urbana, dividida entre a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes, e a Baixa, do comércio e do artesanato. Em 1290 fundou-se a primeira Universidade de Portugal e uma das mais antigas da Europa.
Em meados do século XVI a história da cidade passa a girar em torno da Universidade de Coimbra.
Em 1560 é criado o Tribunal da Inquisição de Coimbra, que terminaria apenas em 1821.
Já no século XIX a cidade começa-se a expandir para além das suas muralhas, que chegam mesmo a desaparecer com as reformas feitas pelo Marquês de