Coesão
A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO
1) ELEMENTOS DE ENUMERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONTINUAÇÃO DAS IDÉIAS
Tais conectores são usados para distribuir o assunto, ordenando as partes do texto, indicando quais são prioritárias, conclusivas. Observe o desenvolvimento do tema abaixo com a utilização dos elementos de transposição semântica.
TEMA: Privatização
INTRODUÇÃO: A privatização, nos moldes em que é feita em certos países do Terceiro Mundo, é altamente prejudicial às suas economias.
DESENVOLVIMENTO: (Utilização das partículas)
Antes de mais nada,
Em primeiro lugar,
Primeiramente,
Em primeiro plano,
Primordialmente,
Acima de tudo,
Antes de tudo,
A princípio,
Em primeiro momento,
Desde logo,
privatiza-se tudo, até as empresas lucrativas ou promissoras, como se nada devesse pertencer ao Estado.
Em seguida,
Em segundo lugar,
Depois,
vendem-se as estatais a preços vis, muitíssimo abaixo de seu valor real,sem que o dinheiro dessas vendas traga qualquer reequilíbrio à economia dessas nações. A par disso,
permite-se a participação abusiva do capital estrangeiro no controle das empresas privatizadas, mesmo daquelas consideradas estratégicas ou de segurança nacional.
De resto,
Em última análise,
não se aproveita a experiência de outros países que fizeram privatizações semelhantes, como a Argentina, os quais colheram graves prejuízos econômicos. Dessa forma,
Assim,
logo,
os governos de tais países deveriam interromper imediatamente esse processo demolidor de suas nações e repensar novos caminhos para a resolução de suas crises econômicas.
1
LEITURA OBRIGATÓRIA (perceber os elementos de coesão usados no texto):
FALTA DE AUTORIDADE
De repente o Judiciário começou a ser apontado como um dos maiores vilões da crise brasileira, em visão distorcida e errada de seu papel na vida nacional. Tenho criticado vários atos e segmentos do Judiciário, cujo controle externo defendo.