COES O TEXTUAL
Chama-se coesão textual a ligação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases. Ela é manifestada por elementos formais, que assinalam o vínculo entre os componentes do texto. A coesão auxilia no estabelecimento da coerência, mas não é algo necessário para que ela se dê.
Há dois tipos principais de mecanismos de coesão: 1) o encadeamento de segmentos do texto; 2) a retomada de termos, expressões ou frases já ditos ou a antecipação de termos.
Exemplo de coesão por encadeamento:
Estudei bastante a fim de que tivesse um bom desempenho na prova.
A locução “a fim de que” promove o encadeamento dos dois segmentos do período.
Exemplo de coesão por retomada:
A reforma da estátua do Cristo Redentor mereceu um artigo no New York Times, que trata o monumento como o símbolo internacional da cidade.
Exemplos de coesão por antecipação:
Meu pai disse isto: vá deitar cedo.
O pronome “isto” antecipa a oração “vá deitar cedo”.
Ele conseguiu tudo: sucesso, prestígio, dinheiro.
O pronome “tudo” antecipa os termos “sucesso, prestígio, dinheiro”.
1) Coesão por encadeamento de segmentos textuais:
A) Conexão
É feita por conectores ou operadores discursivos, que são palavras ou expressões responsáveis pela concatenação, pela criação de relações entre os segmentos do texto.
Esses organizadores textuais “organizam” seu texto, fornecem a seu texto uma direção argumentativa, permitem que o leitor compreenda seu texto e sua posição.
O que se coloca mais importante no uso desses elementos de coesão é que cada um deles tem um valor típico. Além de ligarem partes do discurso, estabelecem entre elas um certo tipo de relação semântica: causa, finalidade, conclusão, contradição, condição etc.
Ao escrever, deve-se ter o cuidado de usar o elemento apropriado para exprimir o tipo de relação que se quer estabelecer.
O porém, por exemplo, presta-se para manifestar uma relação de contradição: usado entre dois enunciados ou entre dois segmentos do texto, manifesta que um contraria
o