Coes O E Coer Ncia Textual
Coesão e Coerência Textual
”
O que é isso ?
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Coesão
Para
que um texto apresente coesão, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. Quando um texto está coeso, temos a sensação de que sua leitura se dá com facilidade.
Há, na língua, muitos recursos que garantem o mecanismo de coesão:
Por referência;
Por elipse;
Lexical;
Por substituição;
Por oposição;
Por concessão ou contradição;
Por causa;
Por condição;
Por finalidade.
Coerência textual
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Não basta, portanto, que o texto tenha coesão, mas é preciso também que o raciocínio exposto não apresente lapsos, hiatos, deslocamentos abruptos das informações e excesso incoerente de ideias.
A seguir, algumas regras para escrever de forma coerente
Manter a ordem cronológica;
Seguir uma ordem descritiva;
Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada;
Evitar repetições;
Não se contradizer:
Não escamotear a realidade;
Evitar generalizações;
É muito confusa a distinção entre coesão e coerência, aqui entenderemos como coerência a ligação das partes