Coerência
II UNIDADE
Término: Hora de entrega: Nota
N1 LÍNGUA PORTUGUESA (COERÊNCIA)
2º ANO – ENSINO MÉDIO
Simplificando, podemos dizer que COERÊNCIA TEXTUAL é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de s e nt ido. Nesta questão ocorrem alguns fragmentos narrativos que apresentam algum tipo de INCOERÊNCIA. Identifique e explique o tipo de incoerência que você vê:
Era meia-noite. Paulo preparou o despertador para acordar às seis da manhã e encarar mais um dia de trabalho. Ouvindo o rádio, percebeu que fizera sozinho a quina da loto. Fora de si, acordou toda a família e bebeu durante a noite inteira. Às quinze para as seis, sem força sequer para erguer-se da cadeira, o filho mais velho teve de carregá-lo para a cama. Não tinha mais força nem para erguer o braço. Quando o despertador tocou, Paulo, esquecido da loteria, pôs-se imediatamente de pé e ia preparar-se para ir trabalhar. Mas o filho, rindo, disse: pai, você não precisa trabalhar nunca mais na vida.
Os parágrafos abaixo estão confusos porque estão fora de ordem. Tente organizá-los, de modo que façam s e n ti d o .
Apelo E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcharam. Não tenho o botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah! , Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite