COEL 2
NOME:
TURMA:
EQUIPAMENTOS DE COMANDOS ELÉTRICOS
DATA: __/__/____ RECEBEDOR: ____________________
INDÍCE:
O princípio construtivo para relês temporizadores – PAG 3 e 4
Significados de características do data sheet – PAG 5
Sensores de efeito hall – PAG 6
Funcionamento do sensor óptico de cor – PAG 7
O princípio construtivo para relês temporizadores.
Relés Temporizadores
Os relés temporizadores, também conhecidos comorelés de tempo, geralmente possuem um contatocomutador acionado por uma bobina eletromagnéticacom retardo na energização ou na desenergização.
Este relé temporizador possui um contato comutadore uma bobina com retardo na energização, cujo tempoé ajustado por meio de um potenciômetro. Quando abobina é energizada, ao contrário dos relés auxiliaresque invertem imediatamente seus contatos, opotenciômetro retarda o acionamento do contatocomutador, de acordo com o tempo nele regulado. Seo ajuste de tempo no potenciômetro for, por exemplo,de 5 segundos, o temporizador aguardará esse períodode tempo, a partir do momento em que a bobina forenergizada, e somente então os contatos sãoinvertidos, abrindo 11 e 12 e fechando 11 e 14. Quandoa bobina é desligada, o contato comutador retornaimediatamente à posição inicial. Trata-se, portanto, deum relé temporizador com retardo na energização.
Este outro tipo de relé temporizador apresenta retardono desligamento. Quando sua bobina é energizada, seu contato comutadoré imediatamente invertido.A partir do momento em que a bobina é desligada, operíodo de tempo ajustado no potenciômetro érespeitado e somente então o contato comutadorretorna à posição inicial.Outro tipo de relé temporizador encontrado emcomandos elétricos é o cíclico, também conhecidocomo relé