coeficiente de dilatação
2. Objetivo:
Determinar o coeficiente de dilatação linear de uma barra metálica de cobre.
3. Introdução:
Este relatório apresenta um experimento de dilatação térmica, com uma barra de cobre. Desenvolve-se os conceitos quanto a montagem e manuseio adequado do equipamento, assim como os cálculos e levantamentos obtidos.
4. Materiais: - Pirômetro de leitura angular; - Tubos ocos de cobre; - kitassato; - Termômetro; - Fita métrica; - Paquímetro; - Fonte de calor.
5. Fundamentos: Ao aumentar a temperatura de um corpo estamos aumentando o grau de agitação das moléculas que o constitui e fazendo com que elas fiquem mais afastadas. Analogamente, quando ocorre o esfriamento há uma contração delas. Este fenômeno estudado para a realização da prática é chamado de dilatação térmica. É importante salientar que cada material possui características que determinam o quão grande ou pequena será sua dilatação, chamado de coeficiente de dilatação, medido em Cº^-1. Para a determinação do coeficiente de dilatação de um material é necessário o uso de um aparelho chamado dilatômetro. (Um ponto importante sobre o dilatômetro: deve-se usar um tubo oco para a análise do material). Este dispositivo consiste basicamente de uma base, duas hastes as quais o material analisado ficará suspenso e uma outra haste para a sustentação do relógio comparador que se localiza na extremidade do tubo.
6. Procedimento Experimental: Mediu-se inicialmente a temperatura da barra de cobre, onde foi encontrada a temperatura de 24 ºC. Em seguida mediu-se o comprimento da barra, onde obteve-se a medida de 83cm, com o auxílio da fita métrica. Zerou-se o pirômetro de leitura angular. Ligou-se à