Coeficiente de dilatação linear
FÍSICA 3 - TERMODINÂMICA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Jacqueline Ramos
Daniele Cristiane Cruz
Karina Alvim Fiuza
Marco Antonio Rodrigues Batista
César Endrigo Matteucci
RELATÓRIO
COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR: COBRE, AÇO E LATÃO
Prof. Dr. Marco Antonio P. V. Moraes
Sorocaba/SP
2013
SUMÁRIO
1. Objetivos da Experiência 3
2. Resumo Teórico 3
3. Introdução 3
4. Propriedade dos materiais estudados 4
5. Material Utilizado 5
6. Procedimento Adotado 5
7. Resultados 7
8. Conclusão 10
Objetivos da Experiência
O experimento teve como objetivo determinar o coeficiente de dilatação linear de uma barra de cobre, de aço e de latão.
Resumo Teórico
Um corpo sólido, submetido à ação do calor, apresenta alterações em suas dimensões à medida que sua temperatura varia. A dilatação segundo uma dimensão é denominada “dilatação linear”. Um bom exemplo é o espaço deixado entre os trilhos de uma linha férrea. Caso este espaço não existisse, os trilhos iriam se deformar, pois apesar da dilatação ser muito pequena, quando comparada ao comprimento do trilho, as forças envolvidas são de magnitude muito grande.
Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles é aumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, se dilata. De uma forma geral, todos os corpos dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida. A dilatação linear é aquela que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material.
Introdução
O coeficiente de dilatação linear é tabelado, e está relacionado à natureza da substância que forma o corpo e nos permite comparar qual substância se dilata ou se contrai mais facilmente, ou seja, quanto maior for seu valor, mais facilmente terá o material para aumentar seu comprimento quando