Codigo e signo - formas de comunicação
Introdução
Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem.
Para que a comunicação exista é necessária a existência de um emissor e, consequentemente um receptor. Entre eles , são necessários elementos de um determinado código que varia de acordo com a linguagem utilizada.
Tipos de comunicação: Verbal - Oral - Escrita Não verbal - Gestual - Comportamental - Corporal - Musical - Visual - Etc.
Meios de comunicação- Na linguagem sonora utilizam-se os sons; na linguagem verbal as palavras; na linguagem visual as formas e as cores. Numa comunicação os elementos de código, organizam-se segundo determinadas regras pré-definidas, por um conjunto de signos agrupados que formam um todo lógico que se refere à ideia das coisas concretas ou abstractas.
Elementos de comunicação: - Estrutura ( conteúdo e organização da comunicação ); - Emissor ( o que emite a mensagem ); - Receptor ( o que recebe a mensagem ), - Canal ou Suporte ( o meio pelo qual se realiza a comunicação ); - Código ( conjunto de signos estruturados de acordo com o tipo de linguagem utilizado ); - Mensagem ( a significação da comunicação ).
Modos de Operação da Comunicação: Para determinarmos o modo como a comunicação se realiza, devemos ter em consideração determinados conceitos como: sinal, índice, signo e símbolo.
- Sinal, é tudo o que existe no mundo que nos rodeia e que serve a estimulação dos nossos órgãos sensoriais: visão, audição, tacto, olfacto e paladar.
Ao atribuirmos um determinado significado ao sinal, este, toma-se por signo. Assim, podemos dizer que o signo é algo a que atribuímos um determinado significado.
O signo, está assim, em lugar de algo que representa e resulta da articulação de três componentes: - Significante, a manipulação material do signo; - Significado, que se refere àquilo que quer significar; - Referente , aquilo a que o signo se refere.
Os signos podem ser