cocozento
1310 palavras
6 páginas
Essas são situações presentes no filme “O que você faria?” (El Método), que ocorre todo em uma situação de seleção para uma grande empresa, concorrida por profissionais com currículos de destaque. Julgamentos, estereótipos, máscaras e hipocrisias surgem no filme de um modo bem articulado, provocando variadas e múltiplas reflexões. A perda da autenticidade, que faz com que pessoas ingiram alimentos com odor estranho em nome de uma situação de aparências ilustra muito bem a opressão que é gerada; a pessoa é levada a deixar de lado suas opiniões e convicções em nome do que foi eleito como prioridade. Extinguir-se. Anular-se...Em nome de quê?
Situações de agressões explícitas e outras discretas, falta de cumplicidade e desrespeito também vão sendo apresentadas. As interações sociais parecem ir nesse sentido em que os outros pouco interessam, destaca-se cada vez mais o “eu-individual” onipotente.
Cada vez percebo mais situações em que as pessoas clamam por humanidade, nas mais variadas relações perpassadas por frieza, descaso e indiferença. Não somos e possivelmente nunca seremos máquinas facilmente programadas e manipuladas. As situações demonstradas pelo filme apresentam-nos o cenário adoecedor da competição desmedida.
Considerações sobre o Filme
(Crica Fonseca)
O filme proposto demonstra o comportamento dos candidatos em Processo de Recrutamento e Seleção para um alto cargo executivo e, principalmente, enfatiza situações emocionais extremas as quais são submetidos os personagens. Tais circunstancias, em maior ou menor grau, podem acontecer em um set real durante o trabalho dos Gestores de Recursos Humanos. Os personagens durante o processo seletivo foram colocados em uma sala dentro da empresa contratante para serem observados em suas habilidades e competências de relacionamento interpessoal e intrapessoal enquanto convivendo em grupo e na busca de soluções para problemas hipotéticos e reais. A maioria dos conflitos apresentados no filme estão