Cobre - Mina de Sossego
BENEFICIAMENTO DA MINA DE SOSSEGO, CARAJAS. IMPLICAÇÕES
METALÚRGICAS
José Marcelino SILVA DIAS FILHO (1); Oscar JESUS CHOQUE FERNANDEZ(2); Silvio
FARO DA SILVA(3); Emanuelle GUIMARÃES CASSEB(4)
(1) IFPA, Av. Zacarias de Assunção, Conj. Geraldo Palemira, Qd. 4, C 3 – Centro/Ananindeua, 81138510, e-mail: marcelino_dias@hotmail.com, (2) IFPA, ochoque.fernandez@gmail.com, (3) IFPA, e-mail: ivosoudmais@msn.com, (4) IFPA, e-mail:emanuellecg@hotmail.com
RESUMO
Foram realizados estudos de identificação de fases e texturas no minério de cobre da mina de Sossego, usando para isto a microscopia ótica, analises químicas e a DRX. Os resultados indicam que a principal fase do minério de cobre é calcopirita e seus minerais de ganga correspondem a pirita, magnetita, quartzo, apatita, clinocloro, albita e os minerais das series tremolita-ferroactinolita. O minério apresenta uma diversidade de texturas, sendo maioritariamente brechado e minoritariamente como disseminados, stringers, intercrescimentos, cristais hipidiomorficos, substituições e inclusões, as mesmas podem produzir implicações para liberação mineral, pois por requerer um processo de maior fragmentação, produzem partículas finas perdidas nos rejeitos.
Palavras-Chave: Cobre, Mina de Sossego, Carajás
1.
INTRODUÇÃO
A mina de Sossego, Carajás de propriedade da VALE, tem reservas estimadas de 600 milhões de toneladas e a reserva minerável totaliza 190 milhões de toneladas com teor médio de 1,00% de Cobre e 0,29g/t de Ouro.
A mina de cobre do Sossego é apenas a primeira entre os vários depósitos de cobre que a CVRD colocará em produção nos próximos anos. Se Salobo, Cristalino, Alemão e 118 entrarem em produção conforme o planejado, a empresa estará produzindo mais de 650.000 toneladas de cobre em 2010, o que colocará o Brasil como um grande produtor de cobre mundial(1).
Em visita realizada em 2004 a ex-CVRD, tinha começado as operações de