Cobre Imprimir
Alimentos rico em cobre: fígado (45mg/100g), cacau em pó (3,6mg/100g), caju (1,4mg/65g), ostras (2mg/100g).
O cobre também pode ser encontrando na água da torneira quando passa por encanamento de cobre.
A ingestão dietética recomendada (RDA) de cobre para o adulto saudável é aproximadamente 0,09 mg por dia. Nas crianças o valor de RDA varia entre 0,034 a 0,07 mg de cobre por dia.
Neste caso a ingestão excessiva de cobre pode causar gosto metálico na boca, salivação excessiva, náuseas, vômitos, queimação no estômago, sangramento gastrointestinal e diarreia.
Cuidado com o uso dos suplementos.
A deficiência de cobre no organismo é rara, pois a quantidade de cobre encontrada nos alimentos é suficiente para atingir as necessidades de cobre que o organismo precisa. Inchaço de tornozelos e pulsos, aumento da queda de cabelos, dores articulares e fraqueza muscular.
O cobre é ion essencial para incorporar o ferro do organismo na hemoglobina, podendo entrar na corrente sanguínea 15 minutos após a ingestão. As mais altas concentrações do ion cobre estão no cérebro e fígado.
Proteção contra a oxidação
O cobre tem um papel antioxidante essencial por meio da luta do superóxido dismutase contra a oxidação, ajudando a neutralizar os radicais livres que poderiam causar danos celulares graves. A deficiência de cobre produz uma maior oxidação dos lipídios e as células oxidadas aumentam o risco de contrair câncer e doenças cardíacas. Felizmente, o cobre cumpre uma importante função na defesa do corpo contra a oxidação. Como parte das enzimas encontradas dentro e ao redor das células, o cobre ajuda o corpo a neutralizar os radicais livres para impedir a destruição celular.
O cérebro e o sistema nervoso central
O cobre parece ter múltiplos papéis na saúde do sistema nervoso central,